sábado, 30 de abril de 2011

Evandro Teixeira: Parte I

considerado um dos maiores expoentes do fotojornalismo mundial...



Nasceu em Santa Inês, cidade baiana, em 1935, iniciou sua carreira jornalística em 1958, em o Diário de Notícias, em Salvador, depois para o Diário da Noite (do grupo dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand) no Rio de Janeiro, aonde mora até hoje.
Em 1963 ingressou no Jornal do Brasil, onde se tornou um ícone da fotojornalismo nacional. Ele trabalhou no J.B durante 47 anos, deixando o jornal ano passado (2010), deixando o jornal impresso para se concentrar em edições online. 
Extremamente versátil, destacou-se em diversos campos da cobertura jornalística, desde os temas políticos até a fotografia de esporte.
E um dos fatos marcantes de sua carreira foi à cobertura da chegada do general Castello Branco ao Forte de Copacabana durante o golpe militar de 1964, a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro, em 1968, e a queda do governo Salvador Allende, no Chile, em 1973; assim como a cobertura de diversos Jogos Olímpicos e Copas do Mundo. É autor dos livros: Fotojornalismo (1983); Canudos 100 anos (1997); e 68 destinos: Passeata dos 100 mil (2008), sobre integrantes da celebrada manifestação de protesto à Ditadura Militar, que Evandro fotografou quatro décadas mais tarde. 

Corby comenta: Fiz uma pesquisa na faculdade sobre a Vida desse Incrível jornalista, decidi postar a Resenha que fiz sobre a vida e carreira dele. 







2 comentários:

  1. Eu quase perguntei se vc tinha feito a resenha dele pra faculdade, mas como vc sempre está 3 passos na frente de todo mundo...

    ResponderExcluir